Educação Infantil • Ensino Fundamental (1º ao 9º ano)

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Sistema de Avaliação

Infantil e 1º ano: a avaliação é um processo contínuo de trabalhos direcionados com objetivos específicos e apresentação de relatórios em que há verificação dos professores quanto ao desenvolvimento do aluno no decorrer do ano letivo, considerando os aspectos essenciais: socialização, afetividade e aquisição de habilidades e competências, de acordo com a faixa etária.

2º ao 9º ano: Fundamenta-se na observação e no registro do desenvolvimento dos alunos em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais, decorrentes das propostas de ensino. É contínua, diagnóstica, sistemática e é o eixo do processo de ensino-aprendizagem. A avaliação abrange três dimensões: o desempenho do aluno, o desempenho do professor e a adequação do planejamento.

A avaliação é realizada por meio de aplicação de provas, trabalhos individuais ou em grupos, pesquisas e outros processos dinâmicos que a iniciativa do professor sugerir.

 

Critérios para Certificação

Haverá três etapas de certificação, correspondentes aos períodos letivos estipulados no calendário escolar: 1º, 2º e 3º Períodos.

 

Avaliação por Período

O Processo Somatório do período será composto por uma avaliação trimestral no valor de 5,0 (cinco) pontos. Os 5,0 (cinco) pontos restantes serão atribuídos às demais atividades avaliativas realizadas no decorrer do período, tais como testes, avaliações, projetos, pesquisas, entre outros.

 

Critérios para Aprovação

Quando o aluno obtiver média ponderada anual igual ou superior a 7,0 (sete) em cada componente curricular e mínimo de 75%de frequência do total da carga horária anual, prevista no plano curricular.

 

Processos de Recuperação

  • Recuperação Contínua: desenvolvida no contexto das aulas regulares, durante todo o ano letivo. Porém, após fechamento das notas do segundo trimestre (agosto), o aluno que estiver com nota abaixo da média sete, seja no primeiro ou no segundo trimestre, terá oportunidade de recuperar a nota mais baixa, realizando uma avaliação de valor dez em caráter substitutivo.

 

  • Recuperação Paralela: fora do horário regular das aulas, acontece durante todo o ano letivo, realizado pelos docentes da escola; sempre com orientação e assessoramento da Coordenação Pedagógica. Os alunos de 6º ao 9º ano, encaminhados para esse processo, são os que se encontram abaixo da média.
  • Para os alunos do 1º ao 5º ano, esse processo se dará mediante às observações dos professores; ou seja, independente da nota dentro da média da Escola, os alunos poderão ser encaminhados para a Recuperação Paralela.

 

  • Recuperação Final: a ser realizada ao término do ano letivo, conforme previsto no Calendário Escolar e Proposta Pedagógica. A nota alcançada deverá ser o mínimo necessário para que sua soma junto à média anual, seguida de uma nova média aritmética, no caso final, seja 5,0 (cinco). Observe: 

Média Anual + Recuperação Final

              __________________________________________ = Média Final (5,0)

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Haverá uma seleção de conteúdos abrangentes e necessários para o ano escolar seguinte do aluno.

 

Segunda Chamada

O aluno que, por motivo justificado (casos de doença, luto, convocação para atividades cívicas), deixar de fazer a Avaliação Trimestral, poderá requerer Segunda Chamada, dentro do prazo previsto de 48 horas junto à Secretaria.

Procedimento:

O responsável pelo aluno deverá fazer um requerimento junto à Secretaria do Colégio, em formulário próprio, no prazo de até 02 (dois) dias, 48 horas, após a falta, anexando documentação que comprove o motivo alegado. Na falta de documentação comprobatória, será cobrada uma taxa.

Obs. 1: O não atendimento aos critérios estabelecidos implicará perda do direito à Avaliação de Segunda Chamada.

Obs. 2: Não há Segunda Chamada para as Recuperações.

Av Monsenhor Antônio Nascimento Castro, 29, Vila São José - Taubaté/SP - secretaria@vicentinomarillac.com.br