Educação Infantil • Ensino Fundamental (1º ao 9º ano)

Acesso ao Portal Escolar



Educação Vicentina

Desde sua origem, a Educação Vicentina integra a identidade e missão do carisma assumido pelas fundações e iniciativas de São Vicente de Paulo e de Santa Luisa de Marillac, em referência particular à Companhia das Filhas da Caridade. A primeira Filha da Caridade, Margarida Naseau, aprendeu a ler para ensinar aos pobres camponeses de sua região. Luísa de Marillac, mestre exímia e apóstola da caridade, criou a obra das “Pequenas Escolas” ou “Escolas Paroquiais” voltadas ao letramento e à formação religiosa das crianças pobres do século XVII, especialmente das meninas. Foi a semente do que conhecemos hoje como Educação Vicentina. Ao longo dos séculos, essas motivações carismáticas foram amadurecidas pelas experiências da comunidade educativa vicentina, e enriquecidas pelo desenvolvimento da ciência pedagógica. Não obstante, os diferentes tempos históricos e as realidades socioculturais em que está inserido, observa-se que o projeto educativo vicentino mantém-se fiel ao seu intuito originário que é ser uma expressão efetiva da caridade de Jesus de Nazaré, traduzida em vida em abundância para todos e todas, especialmente para os(as) mais empobrecidos.

Neste sentido, a proposta de um “Dia da Educação Vicentina” nos coloca diante dessa memória histórica compartilhada e convida as Instituições Educativas Vicentinas do Brasil a celebrarem esse vinculo comum, em vista de uma crescente aproximação e interação entre as trajetórias regionais vividas pelas seis Províncias. A data de 3 de abril recorda a chegada das Filhas da Caridade ao Brasil no ano de 1849, marcando, assim, o início da presença e atuação do carisma no território brasileiro pela fundação do Colégio da Província em Mariana – MG.

Atualmente, as 74 obras que integram a Rede Vicentina de Educação, presente em 16 estados da Federação, buscam aproximar suas experiências e competências a fim de qualificar a ação educativa. Este processo se vincula principalmente à identificação e sistematização de referenciais filosóficos e pedagógicos comuns, fundamentados nas intuições e valores do carisma que integram a ação educativa das Irmãs e Educadores(as).

Assim, o dia 3 de abril será marcado e anualmente lembrado pela força da nossa obra e a grandeza da nossa fé. Estaremos, todas as escolas da Companhia do Brasil, envolvidas pelo mesmo propósito e pelo mesmo entusiasmo de vivenciar o Carisma revelado em nossas escolas por meio da Educação Vicentina.

Av Monsenhor Antônio Nascimento Castro, 29, Vila São José - Taubaté/SP - secretaria@vicentinomarillac.com.br