Educação Infantil • Ensino Fundamental (1º ao 9º ano)

Acesso ao Portal Escolar



Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio permite:

* Trabalhar valores culturais, morais e físicos;

* Integrar elementos da vida social aos conteúdos trabalhados;

* Compreender o aluno como um cidadão que deve ser agente transformador da sociedade, além de crítico, responsável e participante.

* A escola deve ser crítica, reflexiva e possibilitar a toda comunidade uma proposta pedagógica consolidada pela colaboração mútua e o exercício da construção coletiva, desencadeando experiências inovadoras que estão acontecendo na escola.

A Instituição escolar repensa constantemente o seu papel pedagógico e sua função social e para que esses processos sejam cumpridos, há necessidade do desenvolvimento dos seguintes aspectos:

  • Integração e participação da comunidade escolar;
  • Os segmentos da escola devem estar plenamente voltados à completa valorização do educando;
  • Cursos de formação e qualificação dos profissionais da educação;
  • Criação e reorganização do espaço físico;
  • Material didático e outros que facilitem o trabalho do professor;
  • Número de alunos/as em sala de aula condizente com a metragem do ambiente;
  • Recursos humanos, pedagógicos e financeiros;
  • Cobrança e cumprimento das regras de convivência em grupo;

 

O sistema de avaliação fundamenta-se em:

* Atividades como: provas, testes, arguições, trabalhos individuais e coletivos, trabalhos de pesquisa, exercícios variados, debates em seminários, autoavaliações em grupos heterogêneos e outros,

* Todos os resultados obtidos pelos alunos, nas diversas formas de avaliação, serão, sistematicamente, registrados pelo professor, no diário de classe analisados com os alunos e fornecidos aos pais ou responsáveis.

* A Avaliação será expressa em notas, obedecendo uma escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) em cada componente curricular da Base Nacional Comum, estabelecida para o Ensino Fundamental.

* As médias trimestrais serão sintetizadas numa média anual, representada pela média aritmética dos três trimestres avaliados.

* A Avaliação do aproveitamento do aluno de Educação Infantil e do 1º ano será feita por meio de observações anotadas e registradas pelo Professor, decorrentes das atividades desenvolvidas e de acordo com os objetivos propostos.

Av Monsenhor Antônio Nascimento Castro, 29, Vila São José - Taubaté/SP - secretaria@vicentinomarillac.com.br